Planejando

Este blog tem como objetivo apresentar sugestões de atividades que podem ser trabalhadas no cotidiano do  Laboratório de Informática Educativa.
Trabalhar com a  Informática na Educação, hoje,  tem sido um desafio muito grande, principalmente para os professores que ainda pensam que  não estão conectados  na forma de utilização das tecnologias.
A informática educativa transforma o cotidiano escolar, aguça a curiosidade, a criatividade e novos questionamentos; ela socializa, constrói e amplia a aprendizagem e o conhecimento , tanto do professor como do aluno.

O importante é agregar tecnologia e metodologia para atuar no espaço do laboratório de informática,  considerando o conteúdo do professor da sala de aula um complemento ao conteúdo  a ser trabalhado, com a ferramenta computador, no laboratório.
PLANEJAMENTO, acima de tudo, pois evita improvisações, ajuda a prever os resultados e contribui para a consecução dos objetivos.


           Conhecimento a gente compartilha, mas, a fórmula de passar esse conhecimento é     única e  cada um tem a sua.    
Maria de Fátima Carvalho
Profª Informática Educativa
     

A Informática Educativa significa a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação.”

José Armando Valente 

"O computador passa a ser uma ferramenta educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade do ensino, portanto, ao invés de memorizar informação, os estudantes devem ser ensinados a buscar e a usar a informação."
José Armando Valente 

"Um dos fatores primordiais para obtenção do sucesso na utilização da informática na área educacional é a capacitação do professor perante essa nova realidade. O professor deve estar aberto para as mudanças, principalmente em relação à sua postura; ele precisa aprender a aprender."   
Sammya Feitosa Tajra 
 
Comece planejando! 

-  Separe um momento  para seu planejamento;
Agende as aulas com antecedência;
-  Separe um momento para planejar com o(a) professor(a) e/ou pedagogo(a);
- Faça um roteiro de pesquisa, apresente  uma proposta pedagógica de atuação no laboratório de informática;
-  Crie, inove, fotografe, edite vídeos com os trabalhos dos alunos, edite músicas;
-  Momento bate-papo: organize a sala de Informática para apresentação dos softwares que serão trabalhados;



Formação Continuada na Escola: 
Separe um momento para Planejar com o(a) pedagogo(a)  uma Formação na Escola, para que sejam apresentados os objetivos , a metodologia , as propostas pedagógicas e sugestões de trabalho para utilização do  laboratório de informática.

Pesquise sobre sites, softwares educacionais, veja quais poderão adequar às suas aulas e aos  conteúdos dos professores.

Conheça neste blog, sugestões de jogos criados com o  EDILIM :software de autoria que permite ao professor criar livros interativos.

Faça do Laboratório de Informática Educativa um ambiente de aprendizagem significativa!

Faça do Laboratório de Informática, um ambiente acolhedor, colorido  com cartazes, combinados e paineis de boas vindas.

1) AGENDE AS AULAS
Procure agendar  um número de aulas (8 a 10) com os professores que queiram trabalhar atividades que demandam maior tempo para concluir. 
2) FAÇA O HORÁRIO
Trabalhe o horário de forma que todas as turmas  da escola tenham pelo menos uma aula semanal. Coloque esse horário na sala da Coordenação, Sala dos Professores , Pedagogas,  e principalmente no Laboratório de Innformática. Dessa forma todos saberão quem está desenvolvendo tal atividade em tal horário.
3) ANOTE TUDO
Tenha um caderno com os horários, as atividades a serem desenvolvidas, as ideias de projetos, e eventualidades que  possam ocorrer no laboratório. 
Em breve postarei algumas ideias de projetos/atividades.
4) FOLHA DE FREQUÊNCIA DA TURMA
É como um diário de chamada.  Enumere os computadores do laboratório para que o aluno identifique em qual irá trabalhar durante as atividades.   
5) FICHAS DE ACOMPANHAMENTO
As fichas serão utilizadas para aulas de informática básica.
Imprima as fichas de acordo com o número de computadores do laboratório. Cada conteúdo poderá levar mais de uma aula no laboratório ,dependendo do andamento da turma.
Isto é apenas uma sugestão, você poderá criar suas próprias fichas. 


OBS.:  
Na  aba  ARQUIVOS PARA DOWNLOADS ,  você encontrará arquivos para impressão: Proposta Pedagógica , Folha de Frequência e Fichas para informática básica e tutoriais.


Bom trabalho!!!



   



O que está escrito no Painel:  
"Tecnologia e Sustentabilidade" "O mundo está em suas mãos" 
                 "Dê um clic nessa ideia"